28 set

O cérebro humano tem dois hemisférios cerebrais. O lado direito é responsável pela parte emocional e criativa. O lado esquerdo é responsável pela parte lógica e racional.

Existem os canais de aprendizagem: visual, auditivo e sinestésico. O canal visual é tudo aquilo que vemos. O canal auditivo, tudo aquilo que escutamos. O canal sinestésico, por sua vez, são todas as sensações que obtemos através do toque; todas as coisas que sentimos em determinadas situações. Uma aprendizagem completa é feita por estes três elementos. Contudo, cada pessoa, em especial, desenvolve uma capacidade como “central”, em que foca o seu processo de aprendizagem. Existem pessoas que para estudar lembram-se daquilo que viram escrito no quadro; outras, daquilo que ouviram em sala de aula. Ainda, há aquelas que gravam o que sentiram durante a aula; a forma como o professor se aproximou, tocou e se comunicou.
Para estimular o processo de aprendizagem individualmente, de forma criativa e eficaz, podemos estimular através de filmes. Além de ser uma forma lúdica de aprendizado são estimulados os três níveis de aprendizagem: as cenas que foram vistas; aquilo que se ouviu do diálogo dos personagens; aquilo que foi sentido na trama da história. Recomenda-se que no início do seu exercício seja colocada a legenda do idioma estudado como forma de fixar o vocabulário. Assim, poderá ser feito um paralelo: do jeito que as palavras são faladas (sotaques, gírias) e da forma gramatical.
Outra maneira muito usual é através de músicas. O estudante treina a sua audição, a forma da pronuncia, além de entrar em contato com a melodia e os significados das letras. As músicas são primordiais na vida: quem nunca se lembrou de um amor, de um acontecimento ao escutar uma música?
Com estas dicas, as situações reais transformam-se em conexões neurais e grandes aliadas para que a língua estudada possa ser aprendida e estimulada com mais desenvoltura. Então, fica a dica para um programa nas horas vagas: veja mais filmes e ouça cada vez mais música!

Leave a Comment