22 maio

Estudar um novo idioma é um dos principais objetivos quando alguém faz uma viagem de intercâmbio. Porém, essa vivência é muito maior do que o aprendizado de outra língua e pode valorizar mais do que você imagina ao seu currículo. Confira a seguir.

1 – Bagagem Cultural

Conhecer uma outra cultura e viver em um lugar com os costumes completamente diferentes pode agregar muito ao seu currículo. Os empregadores valorizam pessoas que pensam fora de sua zona de conforto e estão abertas às diferentes perspectivas de mundo. Com o intercâmbio, você vai aprender muito sobre outras maneiras de entender as relações humanas e poderá colocar isso em prática no seu trabalho. Além disso, você pode visitar pontos turísticos, históricos e culturais que poderão fazer a diferença na hora de uma entrevista de emprego, dependendo de sua área de atuação.

2 – Capacidade de Adaptação

Quando uma pessoa sai de seu país para viver no exterior por um tempo, é preciso ter uma grande capacidade de adaptação ao clima, idioma, alimentação, costumes e muitos outros aspectos culturais. As empresas gostam de profissionais que são acostumados com mudanças e situações adversas. Isso faz com que o funcionário consiga ajudar a encontrar soluções em algum momento de crise ou de necessidade, de forma serena e competente. Portanto, essa experiência de adaptação pode ajudar a colaborar de forma eficiente em seu trabalho.

3 – Rede de Contatos – Networking

As empresas valorizam candidatos que têm contatos importantes na área. Quando se viaja com a finalidade de estudar um novo idioma, muitas pessoas acabam se conhecendo e criando laços de amizade. Afinal, em uma viagem como essas, os amigos se tornam uma família para muitos. Por conta disso, aqueles que fazem processos seletivos querem pessoas que conheçam profissionais capazes de fazerem parte de uma proveitosa rede de contatos.

4 – Amadurecimento

É unanimidade entre as pessoas que fazem intercâmbio que a experiência traz um amadurecimento sem igual. Por essa razão, elas têm a oportunidade de desenvolver a inteligência emocional. Como é preciso ficar longe de casa, dos familiares e dos amigos, os intercambistas precisam trabalhar sentimentos como saudade, medo e insegurança. Além disso, quando se viaja para estudar, é preciso ser responsável, ter horários e rotinas que possibilitem uma boa dedicação aos estudos. O mundo empresarial valoriza pessoas que sabem lidar com seus sentimentos e que são comprometidas com resultados.

5 – Referências Acadêmicas e Profissionais

Ao fazer um intercâmbio, você terá professores ou chefes em empregos temporários que poderão dar boas referências de você e de sua dedicação. Quando for elaborar seu currículo, você poderá incluir nomes e contatos de educadores ou gestores que gostaram da sua forma de trabalho, isso vai lhe ajudar em uma nova jornada profissional no mundo corporativo.

Conclusão

A viagem de intercâmbio é fundamental para ajudar no aprendizado de um novo idioma, mas pode também servir para lhe proporcionar momentos e experiências únicas. Para algumas empresas, essas vivências serão um belo diferencial. Por tudo isso, estudar fora do país é algo que vai ajudá-lo profissional e pessoalmente. Faça o INTERCÂMBIO da Language em janeiro do ano que vem, 1 mês na Inglaterra. Uma experiência maravilhosa e que agregará em seu futuro profissional!

Leave a Comment