A Páscoa na Terra da Rainha

As origens da páscoa remontam antigos rituais de paganismo do início da primavera, inclusive existem festivais em torno de grandes símbolos pagãos, como Stonehenge. Estes rituais festejam o início da primavera e as tradições incluem decoração de ovos cozidos e brincadeiras com ovos (sem ser os de chocolate). Muitas escolas ainda repetem estes rituais, fazendo a pintura dos ovos parte do currículo para comemorar esta data, além de terem um período de recesso chamado Easter Holidays, em que as escolas pausam suas atividades escolares por duas ou três semanas.

A páscoa na Inglaterra começa na Sexta feira Santa (Good Friday, em inglês) e termina como em todos os lugares, com o Domingo de páscoa (Easter Sunday). No entanto, o calendário britânico também conta com a Easter Monday (Segunda-feira de páscoa, em português), um prolongamento do feriado de páscoa em que a maioria das famílias com crianças aproveitam os lindos parques, castelos e jardins para fazer uma caça aos ovos (Easter Egg Hunt). Algumas prefeituras organizam estas caças aos ovos, além de alguns castelos, onde é possível fazer a sua busca dentro de um castelo medieval, imagina? Maravilhoso, né? Como a páscoa acontece logo após o fim do inverno e as temperaturas já estão começando a subir, nada melhor do que ir correndo para ao ar livre e se divertir.

Além desta tradição de sair para caçada com a família, é bastante comum ver crianças e adultos fantasiados de coelhos e carregando sacos de ovos, que fazem parte do ritual. Estes Egg hunts são formas de atribuir a entrega dos ovos ao coelho da páscoa, que é um animal que simboliza a fertilidade. Ah, outro detalhe! No Brasil, temos o hábito de abdicar da carne vermelha na semana santa, e vale lembrar que isto não acontece na Inglaterra. Sendo assim, a carne está liberada.