22 mar

A fonte de vida de todos os seres humanos, sem dúvidas é a água, dependemos dela para viver. No entanto, muitas pessoas continuam poluindo os lagos e rios, destruindo as nascentes, esquecendo o quanto a água é essencial para nossas vidas.

A água é o único recurso natural que abrange todos os aspectos da vida humana, desde de agrícola e industrial aos valores religiosos e culturais, sendo utilizada para fazer diversos produtos de consumo final e intermediário. Os recursos hídricos são de grande importância para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas, como a produção agrícola, chegando a representar até 90% de sua composição.

Todos nós sabemos que a água ocupa 70% da superfície da terra, porém o volume maior, é o de água salgada, somente 2,5% de água doce (própria para consumo). No Brasil, somos privilegiados pois possuímos a maior reserva de água doce da terra, referente a 12% do total mundial. Porém, esta última não é distribuída de maneira uniforme, a região do Nordeste é um exemplo disso, pois falta água por longos períodos, o que estimula a migração para as cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando mais ainda a escassez de água nestas cidades.

Segundo dados da ONU, até o ano de 2025, se permanecer o mesmo fluxo de consumo de água atual, 2 pessoas  a cada 3 sofrerão falta de água moderada ou grave no mundo todo.

Vamos nos ajudar? Cada mínimo detalhe é importante, dê uma olhada:

– Feche a torneira enquanto se ensaboa no banho ou escova os dentes

– Prepare um reservatório em seu pátio para aproveitar a água da chuva

– Lave o carro com  balde e esponja

– Reutilize a água de lavar legumes e frutas para regar o jardim

– Cubra a piscina para evitar maior evaporação de água

– Feche bem as torneiras quando terminar sua utilização

Vamos todos lutar pela redução de desperdício de água e assim fazer um mundo melhor para nossos filhos, netos, sobrinhos e afins!

Leave a Comment