23 fev

11 coisas que você deve saber sobre o TOEFL

Quando você pretende estudar em um país de língua inglesa ou precisa de um certificado para entrar em alguma empresa, normalmente você tem de provar seu domínio do idioma através de um exame com reconhecimento internacional. O TOEFL é um desses exames e aqui você pode encontrar 11 coisas que deve conhecer sobre esse exame.

Se você já está se preparando para uma dessas provas, descubra agora o seu atual nível de inglês gratuitamente com o Teste de Inglês da EF, elaborado pela Cambridge English. Acesse seus conhecimentos e estude consciente dos seus pontos fortes e pontos fracos no inglês!

1-      O que é o TOEFL? O TOEFL (Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira) é um exame de Inglês que mensura a sua habilidade de entender e usar o inglês em um ambiente acadêmico. Sendo um dos exames de inglês com o maior reconhecimento no mundo, ele será o ideal para você caso o seu objetivo seja estudar no exterior, permitindo que você avalie sua capacidade de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral em ambiente acadêmico.

2-      Tipos de TOEFL: hoje em dia, existem três tipos – o TOEFL iBT, o TOEFL PBT e o TOEFL ITP. A principal diferença entre o TOEFL iBT e o PBT está explicada no nome: o iBT, Internet Based Test, é administrado através da Internet, enquanto o PBT, Paper Based Test, é a versão mais antiga, realizada no papel impresso.

É importante destacar que você só pode fazer o TOEFL PBT nos países onde não existe nenhum lugar oferecendo o exame via Internet. Em todos os países da América Latina, o exame que você pode fazer é o TOEFL iBT, que, embora seja transmitido e respondido em formato digital, deve ser realizado em um centro autorizado.

Agora o terceiro tipo: o TOEFL ITP, Institutional Testing Program, é mais fácil que o TOEFL iBT, no entanto, este não é um exame internacionalmente reconhecido. Se realizar o TOEFL ITP, ele apenas será útil se você quiser usar um teste de conhecimento de inglês para favorecer uma inscrição em uma instituição no seu país.

3-    Divisões do TOEFL: sendo o TOEFL iBT o exame mais amplo, ele pretende avaliar como as pessoas combinam quatro competências na realização das suas tarefas acadêmicas: compreensão lida, compreensão auditiva, expressão oral e expressão escrita.

Na seção de compreensão de leitura, você deve ler entre 3 e 4 artigos acadêmicos e responder a 12-14 questões. Não se preocupe se não se sentir familiarizado com todos os tópicos: esse exame pretende apenas saber se é simples para você encontrar informações em um texto, compreender os seus conceitos básicos e sugerir uma outra temática para discutir.

A seção de compreensão auditiva é composta por 4 a 6 gravações de aulas acadêmicas, sobre as quais você terá que responder a 6 perguntas para cada uma, quando finalizadas. Além disso, você ouvirá entre 2 a 3 conversas relacionadas a temas do dia-a-dia da vida universitária e, posteriormente, responder a 5 perguntas por conversação.

10 minutos depois, começa a avaliação oral. Aqui, você irá provar a sua capacidade para falar inglês, realizando 6 diferentes tarefas. É importante destacar que, no TOEFL, a seção de expressão oral se realiza por meio de gravações, sem a presença do avaliador.

O exame termina com uma redação. Nela, você terá que escrever duas dissertações com aproximadamente 300 palavras cada. A primeira será relacionada a um dos textos de uma das aulas que você ouviu no módulo anterior, enquanto que, na segunda, você responde a uma pergunta específica, expressando sua própria opinião sobre um assunto que você já conhece.

4-      Duração do TOEFL: o TOEFL iBT tem uma duração de aproximadamente 4 horas. Dessas, você irá gastar entre 60 a 80 minutos na parte da leitura. Dependendo do número de artigos que você tiver que ler, você tem 20 minutos para ler e responder às questões de cada um. Na compreensão auditiva você tem entre 60 a 90 minutos para ouvir e responder às questões sobre as conversas que ouviu. Depois, você tem 20 minutos para responder às 6 tarefas de expressão oral. Dependendo da pergunta, serão disponibilizados entre 15 e 30 segundos para se preparar e entre 45 e 60 segundos para dar a sua resposta. Finalmente, você tem 50 minutos para escrever as duas dissertações.

5-      Pontuação do TOEFL: o iBT TOEFL mede o nível de conhecimento de inglês em uma escala entre 0-120. Cada uma das seções é mensurada com uma escala independente de 0-30, sendo 0 a nota mínima e 30 a máxima que você pode conseguir em cada seção. A nota máxima  possível é de 120 e é a soma do total obtido em cada seção.  Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, se você conseguir uma pontuação global no TOEFL iBT entre 57-86, isso é equivalente a ter um nível B1 em Inglês, nível intermediário. Uma pontuação entre 87-109, é semelhante a ter o nível B2, intermediário maior. Marcas entre 110-120 equivalem ao nível C1, que é um nível avançado.

6-      Que instituições aceitam o TOEFL? Sendo um dos exames de Inglês com o maior nível de reconhecimento mundial, o TOEFL é aceito por mais de 8500 instituições educacionais em cerca de 130 países, incluindo Austrália e Reino Unido.

7-      Validade dos resultados por TOEFL: você pode acessar suas notas do TOEFL iBT pela Internet 10 a 13 dias após a realização do exame. No entanto, você recebe fisicamente as suas qualificações entre 4 a 6 semanas após a data do exame. Lembre-se que, quando você está realizando o exame, você deve solicitar o envio gratuito dos resultados diretamente para sua instituição de ensino. Os resultados serão válidos por dois anos a partir da data do exame.

8-      Como se inscrever para o TOEFL: existem 4 formas de se inscrever no TOEFL iBT: pela Internet, por telefone, pelo correio ou pessoalmente. A maneira mais fácil de fazer isso é entrar no site www.ets.org/toefl. O registro online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode se inscrever para o exame até 7 dias antes da data de realização do mesmo. Existem mais de 50 datas por ano em 4500 centros em 165 países. Basta verificar no site as diferentes opções de datas e cidades no seu país.

9-      Preço do TOEFL: o preço varia dependendo do país onde realiza o exame. Geralmente, o custo varia entre 160 e 250 dólares estadounidenses. Visite a página a fim de acessar o preço específico para cada local.

10-   Quantas vezes posso fazer o TOEFL? Embora o TOEFL iBT não declare se você está aprovado ou não, se você não conseguir a pontuação que precisa, você pode efetuar o TOEFL quantas vezes você necessitar. No entanto, tenha em conta que você não pode realizar o exame mais que uma vez durante um período de 12 dias.

11- A Language oferece CURSOS PREPARATÓRIOS para TOEFL – aulas dinâmicas com exercícios, simulados e apoio de professores para você fazer o exame com confiança. Aulas via Skype também estão disponíveis para quem não pode comparecer na escola pessoalmente.

Leave a Comment